No intervalo de uma onda // 20 anos Rafael Alvarez + 1 Ano BODYBUILDERS


O coreógrafo Rafael Alvarez assinala os seus 20 anos de percurso profissional na Dança celebrando 1 ano da constituíção da associação BODYBUILDERS.

Este momento simbólico de seguir em frente olhando para trás, guarda consigo um movimento renovado de colaborações e projectos.

'No intervalo de uma onda' é o novo projecto de pesquisa e criação desenvolvido por Rafael Alvarez partindo de uma reapropriação da 'Grande Onda de Kanawaga' ((神奈川沖浪裏, Kanagawa oki nami ura), obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por Ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”), que conduziram a um momento de grande visibilidade e exportação da arte japonesa no mundo ocidental, e inversamente/reciprocamente, uma contaminação e influência da arte ocidental na arte japonesa.

O projecto traça uma relação simbólica e factual entre as cidades de Lisboa, Paris e Tóquio dando relevo a um conjunto de factos que envolvem esta obra e a sua divulgação no Ocidente. Resulta de uma colaboração luso-franco-nipónica e integra um conjunto de residências artísticas e apresentações em Tóquio, Paris, Lisboa, Porto e Montemor-o-Novo realizadas ao longo de 2017.

Concepção, direcção artística e interpretação // Rafael Alvarez

Videasta // artista convidado a designar (Japão)

Desenho de luz // Nuno Patinho

Assistência // Rodrigo Vieira

Produção // BODYBUILDERS

Apoios-Residências // Micadanses (Paris), Le Carreau du Temple (Paris), Ko Murobushi Archive (Tóquio), Ryogoku Bear (Tóquio), Teatro Municipal do Porto-Teatro do Campo Alegre (Porto), Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)

Parcerias // EIRA, Festival Temps d'Images, Auditório Municipal Augusto Cabrita, Associação de Amizade Portugal-Japão


2 visualizações

© 2023 por Íris Palma. Criado orgulhosamente com Wix.com