© 2023 por Íris Palma. Criado orgulhosamente com Wix.com

Rafael Alvarez [1976, Lisboa]

Coreógrafo e performer, cenógrafo e figurinista, investigador e professor.

O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África.

No decorrer dos últimos 20 anos tem investigado e desenvolvido nos seus processos coreográficos, uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo e do espaço.

 

Em 1997 criou o seu primeiro espectáculo “Go rest my, I close the doors”, um concerto-performance em colaboração com o artista visual Pedro Valdez Cardoso. Desde a criação desta peça iniciática, uma parte significativa do seu trabalho tem-se destacado pela criação e interpretação de solos que continuam a marcar a circulação internacional dos seus espectáculos como - “Ar.Condicionado” (1998), “Self-Service” (1999), TØ (2001), Última Chamada (2005), “Colecção Privada” (2007), “Fatigues” (2009), ou mais recentemente “Haute Couture” (2010) e “sweetSKIN” (2012), entre outros. A par da direcção de peças de grupo e duetos – “Match Nulo” (Festival Danças na Cidade, Centro Cultural de Belém, 2002), “Blue Bob/Blowing in the wind” (2006, Teatro del Fiumi/Itália), “Bosque” (2001/2010, Teatro Maria Matos e FID Belo Horizonte/Brasil), "Prêt-à-Porter" (2011, Plural_Companhia de Dança/Centro Cultural de Belém) e "Long Distance Call” (2009, Plateaux Festival/Künstlerhaus Mousonturm/Frankfurt).

MIXED FEELINGS (2016), o seu espectáculo mais recente para quatro intérpretes foi co-produzido e estreado no palco do grande auditório da Culturgest/Fundação CGD.

Dirigiu ao longo do primeiro semestre de 2017 a primeira ediação do ciclo S-O-B Labs :: SOLOS; OBJECTOS & BIOGRAFIAS_Labs de Pesquisa e Criação Coreográfica / BODYBUILDERS desenvolvidos entre Paris e Lisboa.

Actualmente desenvolve o projecto de pesquisa e criação – NO INTERVALO DE UMA ONDA (apoio Fundação Gulbenkian e DGartes) resultante de uma cooperação com o Japão, com residências artísticas e apresentações em Portugal, Paris e Tóquio (2017).

 

Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo.

Lecciona desde 1998, dança contemporânea e dança inclusiva, desenvolvendo projectos de formação/cooperação nacional e internacional e de dança na comunidade, envolvendo pessoas com deficiência, séniores, pessoas com Parkinson, crianças, estudantes do ensino superior artístico e vocacional e artistas em geral.

 

Em 2001 criou o projecto DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 ANOS & SENIORES®, projecto que dirige desde então integrando aulas regulares, workshops e apresentações.

Professor certificado pelo Dance for PD®/Mark Morris Dance Company/Brooklyn Parkinson’s Group (Nova Iorque) integrando a equipa do projecto Dançar com Parkinson – Aulas de Danças para Pessoas com Parkinson e Cuidadores (Lisboa).

Professor de Dança Inclusiva, coordenador artístico da Plural_Companhia de Dança e coordenador-adjunto da Casa das Artes na Fundação LIGA (desde 1998).

Foi docente em Movimento e Educação pela Arte na Escola Superior de Educação de Leiria/IPL e na Pós-graduação em Danço-Terapia na Universidade Autónoma de Lisboa.

Dirigiu workshops e laboratórios em Portugal, Espanha, França, Hong Kong, São Tomé e Príncipe, São Petersburgo, Dubai, Buenos Aires, Miami e Washington.

Tem apresentado comunicações e participado em diversos encontros e conferências em Portugal e no estrangeiro. Realizou residências de pesquisa e criação coreográfica em Lisboa, Évora, Faro, Montemor-o-Velho, Sevilha, Bruxelas, Paris, Frankfurt, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Miami e Tóquio.

 

Foi intérprete em espectáculos e projectos dirigidos pelos coreógrafos – Francisco Camacho/EIRA (PT), Christian Rizzo (FR), Lynda Gaudreau/Lucky Bastards (CN/FR) e do encenador Luís Castro/Karnart, entre outros. Criou cenários e figurinos para espectáculos de Francisco Camacho, Paula Castro, Sílvia Pinto Coelho, João Mota/Comuna Teatro de Pesquisa, Grupo Satyros, entre outros.

 

Integrou em 2011 o projecto europeu de pesquisa e criação de performance e tecnologias A.D.A.P.T Advancing Digital Art Performance Techniques (Portugal, República Checa, Romênia, França, Bélgica). Integrou a primeira edição do projecto coLABoratório – Encontro Sul-Americano Europeu de Coreógrafos (Programa Cultura UE / Festival Panorama) realizado no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza (2006-07). Integrou a equipa de produção da EIRA (2005-2012) e as equipas de coordenação/produção dos projectos europeus Contact’Art e EU-Dance ambos promovidos pela Fundação LIGA (Programa Cultura 2000).

 

Doutor em Comunicação, Cultura e Arte pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL.

Formação regular em Portugal e no estrangeiro no contexto de aulas, workshops ou cursos em Dança Contemporânea e Performance, Dança Clássica, Dança Inclusiva, Danço-Terapia, Teatro Nô e Kyôgen, Dramaturgia e História da Dança com - Aldara Bizarro, Antonio Carallo, André Lepecki, Bert Van Gorp/Sean Tuan John, CandoCo Dance Company, Clint Lutes, Claire Cunningham, Caroline Bowditch, David Leventhal/Mark Morris Dance Group, Diane Torr, Donna Uchizono, Elisabeth Corbet, Ezequiel Santos, Francisco Camacho, Francesco Kiais, Heindrun Panhofer, Isabel Figueira, Karen Peterson, Kuroemon Katayama, Lynda Gaudreau, Loïc Touzé, Madalena Vitorino, Meg Stuart, Nick Hafner, Olga de Soto, Peter Michael Dietz, Sílvia Real, Shelley Hurst, Tadashi Ogasawara, Thomas Hauert, Tino Sehgal, Xavier Le Roy e Vera Mantero [selecção 1987-2017].

 

Entre 2000 e 2002 foi bolseiro em Dança do Centro Nacional de Cultura.

Membro da Foundation for Community Dance/People Dancing (Reino Unido).

Membro colaborador do CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora.

Co-fundador e director artístico da associação cultural – BODYBUILDERS.

Co-fundador da ANKA – Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe.

Artista associado da EIRA desde 2005.

www.bodybuilders.pt

www.vimeo.com/ralvarez

www.facebook.com/rafael.alvarez000

www.eira.pt

www.fundacaoliga.pt

www.facebook.com/dancarcompk

_ _ _

Please reload