TSUGIporto_red square.jpeg
Captura de ecrã 2021-11-08, às 19.56.55.png
Captura de ecrã 2021-11-08, às 19.57.13.png
Captura de ecrã 2021-11-11, às 12.44.05.png

Inscrições: bodybuilders.producao@gmail.com / tel. 92 632 7393

 

O coreógrafo Rafael Alvarez lança no Porto o projecto “TSUGI PORTO | Dança Contemporânea para Seniores", organizando de Novembro de 2021 a Novembro de 2022, um programa regular de aulas semanais de dança contemporânea para séniores implementadas gratuitamente em seis estruturas residênciais de apoio a idosos (lares e centros de dia) do distrito do Porto, para além de um ciclo de Laboratórios Mensais DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos e de Aulas Mensais Dançar com Parkinson, ambos acolhidos em parceria com o Balleteatro e o Coliseu Porto Ageas. 

 

TSUGI PORTO, é um projecto produzido pela BODYBUILDERS, estrutura de criação e produção do coreógrafo, sendo co-financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com o Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes, no âmbito do programa de “Apoio a Projectos de Criação Artística que visem o combate à Solidão da População Sénior em Portugal”. 

 

Integra um consórcio de parcerias estabelecidas pela BODYBUILDERS com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, Associação das Obras Sociais S. Vicente de Paulo/Casa de Lordelo, CCD Porto - Centro de Dia Latino Coelho e Lar de Atães, Associação Social e Cultural de S. Nicolau, Alzheimer Portugal - Delegação Norte / Centro de Dia Memória de Mim, Dançar com Parkinson, Balleteatro, Coliseu Porto Ageas e ATES - Área Transversal de Economia Social/Universidade Católica Portuguesa | Porto, entidade responsável pela realização de um estudo de impacto que acompanha as diferentes fases do projecto. O programa central de formação em dança contemporânea dirigido a seniores conta com dinamização da professora/coreógrafa Teresa Prima e do próprio Rafael Alvarez tendo por base a metodologia por si desenvolvida nos últimos 20 anos através do seu projecto DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos & Seniores que implenta desde 2001 em Lisboa e desde 2016 em Paris. 

 

TSUGI PORTO | Dança Contemporânea para Seniores integra um universo de mais de 100 participantes maiores de 55 anos e seniores, incluindo igualmente a criação e apresentação de um espectáculo de dança ao ar livre (Junho 2022) e um espectáculo final integrando os diferentes participantes, com apresentação no palco do Coliseu do Porto, para além de uma exposição e a edição de um livro de fotografia da autoria de Elisabeth Vieira Alvarez.

 

TSUGI PORTO é uma das ramificações da plataforma TSUGI (do japonês: reparar, ligar, unir), um projecto satélite de criação coreográfica e danca na comunidade, mediação artística, formação, investigação e edição, de carácter participativo e multidisciplinar (dança e fotografia), intergeracional e inclusivo, dirigido pelo coreógrafo Rafael Alvarez e promovido pela BODYBUILDERS em Portugal, França e Reino Unido (2020 - 2023). TSUGI convoca simbolicamente e metaforicamente, a técnica artesanal e milenar do Japão ‘kintsugi’, que consiste em reparar e ligar peças de cerâmica quebradas através de uma liga dourada. O objectivo da arte kintsugi não é devolver o objecto ao seu estado imaculado — pelo contrário, as fissuras e as marcas do tempo são realçadas com uma mistura de laquê e ouro em pó, assumindo naturezas e presenças “perfeitamente imperfeitas”. A vulnerabilidade, fragilidade e efemeridade presente nos corpos e lugares que protagonizam este projecto, valorizam uma dimensao de ligacao, reparacao, reconciliacao e circularidade, ceelbrando a dança, o tempo presente e o corpo da experiência. 

 

Concepção, Coordenação e Direcção Artística: Rafael Alvarez

Artistas facilitadores/Professores: Teresa Prima e Rafael Alvarez

Produção e Organização: BODYBUILDERS | Rafael Alvarez 

Gestão Financeira e Produção Executiva: Sara Lamares

 

Direcção Técnica e Desenho de Luz: Nuno Patinho

Fotografia e Livro: Elisabeth Vieira Alvarez

Design Gráfico: Paulo Guerreiro

Assessoria de Impressa: Mafalda Simões

Estudo de Impacto: Elísio Costa/Porto4Ageing - Universidade do Porto

 

Parcerias:

Coliseu Porto Ageas, Balleteatro, Dançar com Parkinson, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Associação das Obras Sociais S. Vicente de Paulo/Casa de Lordelo, CCD Porto - Centro de Dia Latino Coelho e Lar de Atães, Associação Social e Cultural de S. Nicolau, Alzheimer Portugal - Delegação Norte/Centro de Dia “Memória de Mim”, ATES - Área Transversal de Economia Social/Universidade Católica Portuguesa | Porto

 

Financiamento: Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

 

+ informações

https://www.facebook.com/events/265846582131223 

https://www.facebook.com/events/330179998880093 

- Lab Mensal DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos (1 domingo x mês_14h30 às 17h30, Balleteatro-Coliseu do Porto)

valor: 20 euros por Lab (20% desconto Amigos do Coliseu)

- Aula Mensal Dançar com Parkinson (1 domingo x mês_11h às 12h, Balleteatro-Coliseu do Porto)

participação gratuita 

 

Inscrições: bodybuilders.producao@gmail.com / tel. 92 632 7393

Captura de ecrã 2021-11-11, às 12.49.21.png
TSUGIporto_transparent.jpeg
CRP_ATES_HORI_POSI.PNG